A partir do dia 19 de outubro, os alunos da Escola Básica e Secundária de Montemor-o-Velho terão a oportunidade de assistir ao filme "Pedro e Inês", de António Ferreira. Rodado em Montemor-o-Velho, Coimbra e Cantanhede, o filme recupera a história trágica dos amores de D. Pedro e D. Inês de Castro, a partir da adaptação do romance "A trança de Inês", de Rosa Lobato Faria.
O filme expande-se ao longo de duas outras histórias paralelas em épocas diferentes – para além da original de D. Pedro, rei de Portugal no século XIV, ‘PEDRO E INÊS’ conta ainda a história de Pedro Bravo, filho de um importante arquiteto do século XXI e a de Pedro Rey, um jovem filho de um líder de uma comunidade rural, a única categoria de indivíduos que está autorizada a reproduzir-se na sociedade deste futuro distópico imaginário, composta por membros que fugiram das cidades em busca de autossuficiência.
O filme é narrado do ponto de vista de Pedro, um homem internado num hospital psiquiátrico, que afirma ser simultaneamente três “Pedros” diferentes, que vive em três épocas diferentes com regras familiares e sociais próprias, abordando questões tão inerentes à condição humana, tais como: a espiritualidade, a morte ou as regras sociais.